top of page

Tem como objetivo animar a vida litúrgica por uma participação ativa, consciente e plena de todos nas celebrações litúrgicas.

Piedade é a vida da Igreja. Liturgia é antes de tudo piedade e vida. A palavra Liturgia vem do grego (laós = povo e urgia = trabalho, ofício) e significava originariamente um serviço ou trabalho público, especialmente religioso, na medida em que a religião no mundo antigo tinha um caráter eminentemente púbico. 

Na Bíblia, a palavra liturgia é usada para significar os ofícios religiosos realizados pelos sacerdotes levíticos, no Templo de Jerusalém. Mais tarde, o cristianismo deu-lhe o significado próprio dos dias atuais, tornando-se um conceito religioso plenamente cristão. 

Hoje, entende-se a liturgia como a atualização da entrega de Cristo para a salvação. Liturgia é o memorial de Cristo e da salvação, ou seja, a Liturgia torna presente, através da celebração, o acontecimento definitivo do Mistério Pascal. Pela celebração litúrgica o fiel insere-se plenamente nas realidades da sua salvação. Sendo, antes de tudo, "serviço do povo", a liturgia tem raízes absolutamente cristológicas. Cristo rompe com o culto puramente ritual e formal e torna a liturgia um “culto agradável a Deus” (cf. Rm 12, 1-2).

Pastoral Litúrgica é o serviço de animação da vida litúrgica, visando à participação ativa, consciente e plena da comunidade, para a obtenção dos melhores frutos espirituais. A liturgia bem celebrada leva as pessoas à plena vivência do Mistério Pascal de Cristo.

Contato da(s) Dirigente(s) da Pastoral Litúrgica:

Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro:

Gildete: (31)9.8511-4502

Nely: (31)9.9869-4094 

Comunidade São Francisco de Assis:

Daniele: (31)9.9303-1121

Comunidade Imaculada Conceição:

Maria Jose: 3393-2507

bottom of page