top of page

PASTORAL CATEQUESE PARA ADULTOS

 

A catequese de adultos, ao contrário do que se pensa, é muito mais antigo do que a própria catequese infantil. Este fato se dá, observando a história da Igreja em seus primeiros séculos.

Conforme iam havendo novas conversões, era necessário que os cristãos fossem organizando uma catequese para atender estas pessoas. Logo, eram adultos que se sentiam motivados a abraçar a Fé em Cristo Nosso Senhor.

Na era Apostólica, o desejo de abraçar a Fé já era uma motivação para que o desejante fosse incorporado na Igreja. Esta incorporação se dava por meio do arrependimento, o continuar a crer e o batismo (Atos 2,37-41).

No decorrer do tempo, com a extinção da perseguição aos cristãos, muitos desejavam se tornarem cristãos, porém muitas vezes por algum tipo de interesse.

Para evitar que os novos ingressantes na doutrina cristã, não a abraçasse a Fé simplesmente por um falso desejo, a prática catequética precisou ser estruturada.

Caso você ainda não tenha conhecimento, a palavra CATEQUESE tem o significado de INSTRUIR ou também de ENSINAR. A preocupação dos primeiros cristãos, logo, mostrava o quanto era importante realmente conhecer os mistérios da Fé e assim amar.

Este tipo de catequese dos primeiros cristãos podia durar entre TRÊS até QUATRO anos para se receber o BATISMO. Tão grande era a, e de fato é, a importância deste SACRAMENTO.

Pois é pelo Sacramento do Batismo que somos de fato introduzidos no Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja.

Pulando séculos de histórias e transformações no mundo e na cultura, chegamos em nossos dias, onde a modernidade exige uma resposta para com aqueles que supostamente desejam receber os sacramentos.

Contato dos Dirigentes da Pastoral Catequese para Adultos:

Cássia / Cleber: (31)9.8627-4750 / 9.8690-2231

bottom of page