top of page

EAC - Encontro de Adolescentes com Cristo

"Eu te conhecia só de ouvir falar,mas agora meus olhos te vêem"🐝💛

E.A.C (Encontro de Adolescentes dom Cristo).

A Igreja Católica, preocupada com a família, nunca deixou de estar sempre procurando meios para aproximar o homem a Deus. Como base de tudo isto, o Espírito Santo de Deus iluminou uma pessoa e foi criado o Encontro de adolescentes com Cristo EAC, por volta de 1976. Podemos louvar e agradecer a Deus por tão nobre causa, pois o adolescente hoje, busca Jesus Cristo como fonte de vida e amor. É uma vitória que se inicia. Hoje os jovens do EAC estão aprendendo a conhecer o verdadeiro sentido da vida, amor e felicidade que só vem de Deus. 

 

Por outro lado, baseando-se nas palavras de S. Santidade o Papa João II, ‘ O FUTURO DO MUNDO PASSA PELA FAMÍLIA’ a Igreja convida e pregam sempre o amor e fraternidade para a juventude, estes que serão o futuro do mundo.  


eac2.jpg

Definição  

O Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC, é um serviço da Igreja, em favor das famílias existentes em uma paróquia, e especialmente da comunidade adolescente, abrangendo a idade de 12 anos e meio a 15 anos completo.  

O Encontro de Adolescentes com Cristo, não é um movimento, apresenta-se como um serviço da Igreja em favor das famílias de uma Paróquia que ser um instrumento, um meio, uma etapa, uma passagem; o encontro procura despertar o acomodado para o amor e dar-lhe motivação para o comprometimento fraterno.  

Como serviço da Igreja é a motivação que o impulsina. O que distinque de outros tipos de serviços como clubes, organizações é porque a motivação é vinda da fé em Jesus Cristo. Como serviço da Igreja o EAC coloca-se na perspectiva evangélica: serviço humilde, generoso, alegre como discípulos de Jesus ressucitado, portadores da boa nova do Evangelho. Como base o EAC desenvolve o trabalho a partir de cinco pontos primordiais: Doação, Pobreza, Simplicidade, Alegria e Oração.  

 

Como funciona  

A Coordenação é composta por seis (6) casais e dez (10) adolescentes assessorados pelo Diretor Espiritual, o paróco da Paróquia. As reuniões pós-encontro acontecem todas as quintas-feiras das 19 às 21h. O encontro é realizado uma vez por ano.  

 

Finalidade 

 A – despertar lideranças Cristãs jovens na comunidade,  

B – despertar o adolescente para que viva como Cristão consciente,  

C – insirar um maior relacionamento na família, levando-os a compreender melhor os pais, irmãos e consequentemente tornando-os um membro ativo e importante no convívio familiar,  

D – despertar no adolescente a necessidade de participar com mais responsabilidade e compromisso em sua paróquia e na comunidade, e através do pós-encontro dar-lhes motivação para engajarem nas pastorais e movimentos (jovens),  

E – colocar os adolescentes mais esperientes no serviço dos novos, para contribuir na formação cristã apostólica,  

F – o grande apelo à missão do EAC é criar convivência fraterna nas paróquias alertando-os para os perigos que a juventude esta sujeita como: drogas, alcoolismo, prostituição, violência e outros,  

G – o adolescente participa do encontro não apenas para trabalhar em outros encontros ou curtir um fim de semana diferente, o encontro é um toque profundo de Deus através de momentos importantes que levam o adolescente a refletir sua vida e a partir daí colocar em prática em sua vida familiar Cristã, assumir tarefas na comunidade, na Igreja integrando como instrumento de Deus na sociedade,  

H – EAC é um serviço de caráter missionário e evangelizador; é um chamamento aos abandonados na fé.

EAC.jpg

Contato dos Dirigentes EAC:

Cássia: (31) 9.9990-3735

bottom of page